Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tecnologia do Blogger.

Operação: Como reconhecer seu tipo de cabelo

Olá, gente!  Tudo bem com vocês? Eu estou ótima, apesar de estar sendo uma semana muito corrida pra mim, devido à semana de provas na Faculdade.Hoje vamos dar continuidade ao nosso post sobre cabelo. Espero que vocês tenham gostado do anterior e goste desse também,pois faço com muito carinho.

COMO RECONHECER O SEU TIPO DE CABELO

Há características específicas que podem levar a uma análise correta. Apresentamos uma avaliação prática de como reconhecer seu tipo de cabelo:
Após lavar e secar os cabelos, selecione quatro mechas de pontos diferentes da cabeça, sendo, preferencialmente, uma de cada lateral, uma da parte de trás e a outra da parte superior.
Com as pontas dos dedos, avalie a raiz do cabelo e verifique o seguinte: se estiver áspera, significa que seu cabelo é seco na raiz; se apresentar oleosidade, que pode ser vista através de um excesso de brilho no dedo, significa que seu cabelo é oleoso na raiz; se estiver macio e sem oleosidade, seu cabelo é normal na raiz.
Continuando, verifique com os dedos a região das pontas: se as pontas estiverem opacas, é porque seu cabelo é seco nas pontas; se estiverem macias, sem ressecamento, é porque é normal nas pontas.


DICA
Se quiser aprofundar-se na avaliação, consulte seu cabeleireiro, esteticista ou, se precisar, um dermatologista, pois há outros fatores que devem ser avaliados, tais como: comprimento, cor aparente, presença de cabelos brancos, estilo, pontos brancos que antecedem as pontas duplas, cabelos quebradiços e caspa.De posse de todos esses dados, você começa a conhecer melhor seu cabelo.

TIPOS DE CURVATURA DOS FIOS DE CABELO

Os cabelos podem ser diferentes devido ao tipo de curvatura dos fios. A estrutura do cabelo é definida pelo formato do fio e determinada geneticamente pela combinação das características dos cabelos dos pais, avós ou outras gerações.
Basicamente, a diferença entre os cabelos lisos, cacheados e crespos é a forma geométrica de cada fio, que é notada pelo grau de ondulação e estrutura.A curvatura do fio liso é cilíndrica, a mais redonda.Já os cabelos cacheados e crespos são naturalmente mais frágeis comparados aos demais, uma vez que eles têm estruturas semelhantes a uma haste oval torcida, que favorece a ruptura do fio.Com a variedade do formato dos fios, os cabelos cacheados e crespos tendem a apresentar mais volume. Isto acontece porque os fios ocupam mais espaço no couro cabeludo e sua ordenação não é paralela como nos cabelos lisos, o que também contribui para que o cabelo embarace mais.
Considerando as características naturais dos cabelos cacheados e crespos, como também os efeitos de fatores externos, são necessários cuidados específicos com a utilização de produtos que proporcionam proteção, hidratação e ajudam a controlar o volume e a deixar os cachos mais bonitos e definidos.

liso
cacheados


crespo




 ESTRUTURA DO CABELO

O fio de cabelo é formado por três camadas: medula (interna), córtex (intermediária) e cutícula (externa). No córtex encontramos os pigmentos, que dão a cor aos fios, e as moléculas de água, que mantêm a hidratação.
Esse conteúdo é protegido pelas escamas que formam a cutícula, constituída basicamente de queratina, proteína responsável por dar integridade e força aos fios. A cutícula poderia ser comparada à casca de uma árvore, que protege a parte interna da ação de agentes externos.

No próximo post, vamos falar sobre a importância do corte de cabelo e o corte ideal para cada tipo de rosto. Fiquem no aguardo.
Bjoks!

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por comentar. Volte Sempre! ♥

Meu blog faz parte do Modatrade


Lady Bel
Roberta Rodrigues
Modatrade | A vitrine dos blogs de moda
Modatrade | A vitrine dos blogs de moda

Lady Bel Copyright © 2013 - Todos os Direitos Reservados